A professora Ana Portich, do Departamento de Filosofia da Unesp, acaba de publicar o livro “Ensaios de Teatro e Filosofia: Do Renascimento ao Século XVIII”.
O volume conta com Prefácio de Iná Camargo Costa. O Sumário segue logo abaixo.
Para obter o texto em formato EPUB, basta se cadastrar no site da Editora Unesp.
http://editoraunesp.com.br/…/9786557140536,ensaios-de…
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Ensaios de teatro e filosofia: do Renascimento ao século XVIII (Editora Unesp, 2021)
1 – Sensível, hipersensível, insensível: por uma leitura não desconstrucionista da teoria de Diderot sobre o gesto teatral
2 – A poesia em interação com a pintura, segundo Diderot
3 – O modelo ideal nas artes: modelo de que e para quem?
4 – O drama refratado em arte do ator
5 – Madame Riccoboni, uma atriz em defesa do teatro político
6 – A vontade geral como modelo ideal: estética e política em Diderot
7 – O espectador como Narciso, o teatro como espelho: considerações sobre as peças Amor no espelho, de Giovan Battista Andreini, e Narciso, de Jean-Jacques Rousseau
8 – Para uma teoria da linguagem cênica, segundo Rousseau
9 – Formas do espetáculo setecentista: a questão dos gêneros e sua representação
10 – O jusnaturalismo e a expressão do sentimento no teatro
11 – A moderna poética da tragédia
12 – A loucura como lugar-comum literário e teológico, no desempenho da comediante dell’arte Isabella Andreini
13 – Ofélia, de Hamlet, e o hermetismo no Renascimento