Ensaios de Teatro e Filosofia: Do Renascimento ao Século XVIII

A professora Ana Portich, do Departamento de Filosofia da Unesp, acaba de publicar o livro “Ensaios de Teatro e Filosofia: Do Renascimento ao Século XVIII”.

O volume conta com Prefácio de Iná Camargo Costa. O Sumário segue logo abaixo.

Para obter o texto em formato EPUB, basta se cadastrar no site da Editora Unesp.

http://editoraunesp.com.br/…/9786557140536,ensaios-de…

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Ensaios de teatro e filosofia: do Renascimento ao século XVIII (Editora Unesp, 2021)

1 – Sensível, hipersensível, insensível: por uma leitura não desconstrucionista da teoria de Diderot sobre o gesto teatral

2 – A poesia em interação com a pintura, segundo Diderot

3 – O modelo ideal nas artes: modelo de que e para quem?

4 – O drama refratado em arte do ator

5 – Madame Riccoboni, uma atriz em defesa do teatro político

6 – A vontade geral como modelo ideal: estética e política em Diderot

7 – O espectador como Narciso, o teatro como espelho: considerações sobre as peças Amor no espelho, de Giovan Battista Andreini, e Narciso, de Jean-Jacques Rousseau

8 – Para uma teoria da linguagem cênica, segundo Rousseau

9 – Formas do espetáculo setecentista: a questão dos gêneros e sua representação

10 – O jusnaturalismo e a expressão do sentimento no teatro

11 – A moderna poética da tragédia

12 – A loucura como lugar-comum literário e teológico, no desempenho da comediante dell’arte Isabella Andreini

13 – Ofélia, de Hamlet, e o hermetismo no Renascimento