A professora Carlota Boto, da Faculdade de Educação da USP, publicou uma resenha do livro “Educação e Filosofia no Emílio de Rousseau”:
http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/9284
Há um trecho da resenha que, em poucas palavras, resume o que tentei expressar em muitas e muitas páginas de meu livro. Em suma, Rousseau nos apresenta um método científico voltado à educação de crianças livres, tendo como premissas a “liberdade bem regrada” e a criança como uma “categoria operatória”. Cito Carlota Boto:
“O método de Rousseau consistia na observação e interpretação das faculdades e dos órgãos da criança no decorrer de seu desenvolvimento, tendo como finalidade a construção de sua capacidade de julgar e de agir moralmente. Rousseau queria – de maneira única e, portanto, diferente dos demais tratados pedagógicos que circulavam em seu tempo – compreender a criança enquanto criança; e desde o início do Emílio expressa essa finalidade como um novo objeto de pesquisa. O menino Emílio será, então, uma categoria operatória ou uma ideia reguladora: um método para proceder ao pensamento.”
O livro, lançado em 2021 pela Editora Unifesp, pode ser comprado diretamente na loja da Editora ou pela Amazon: https://www.amazon.com.br/Educa%C3%A7%C3…/dp/6556321125