Revista Terceira Margem – UFRJ – Chamada para 2026-2

Dossiê de 2026-2: Literatura e Voo – “Mito – Utopia – Realidade”

Organização:

Gerald Bär (Universidade Aberta/Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica)

Ana Margarida Abrantes (Universidade Católica Portuguesa/Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa)

Ana Costa-Lopes (Universidade Católica Portuguesa/Universidade de Lisboa/Universidade de Macau)

Data limite para submissão de artigos: 1º de novembro de 2025. 

Proposta do dossiê: Desde a sua concretização numa impressionante encenação em 1783 (irmãos Montgolfier e P. de Rozier, a ascensão do primeiro homem num aeróstato) até à ainda mais mediática transmissão global dos primeiros passos na lua de Neil Armstrong em 20/07/1969, houve muitos testemunhos e registos de experiências de voo dignos de relembrar e reinterpretar. Já anteriormente a ideia do voo humano tinha inspirado obras literárias e de arte em várias culturas (Gilgamesh, Bíblia, etc.). A sua realização revelou grandes poderes imaginativos e capacidades técnicas, sempre acompanhados de projetos ambiciosos, prestigiosos e sobretudo perigosos. Os resultados justificaram as posições mais otimistas do Positivismo; nações e empresas entram em competição tecnológica sem olharem a custos (‘space race’). Por outro lado, as guerras ficaram mais mortíferas na era da aviação (cf. M. Paris, From the Wright Brothers to Top Gun: Aviation, nationalism and popular cinema, 1995).
O desenvolvimento tecnológico permitiu que o voo humano pudesse ser interpretado alegoricamente como a superação da ‘conditio humana’, ou seja, como a história da criativa imaginação humana, com as suas aspirações e desejos, que se tornaram realidade (cf. M. McLuhan, Understanding Media: The Extensions of Man, 1964).
O presente volume visa a comparação de conceitos de voo em estudos transdisciplinares, o uso metafórico do voo e ainda descrições de experiências em várias culturas e géneros literários. Os contributos podem adotar abordagens provenientes dos Estudos Literários, Artísticos e Culturais (por exemplo a análise de discursos, textos, quadros, fotografias e filmes) que ilustrem o desenvolvimento do tema do voo humano/aeronáutica. O tema permite estabelecer pontes entre vários ramos das ciências e da cultura: entre mito e tecnologia (física, matemática aplicada), entre utopia e realidade, entre literatura e arte (por. ex. Futurismo), entre nacionalismo e cosmopolização. Várias linhas de investigação convergem neste projeto transcultural e transdisciplinar.
Convida-se à submissão de artigos provenientes de áreas como:

  • da mitologia (incl. contos e lendas populares)
  •  da história (história da aeronáutica e aviação militar)
  •  da tecnologia (Da Vinci, Bartolomeu de Gusmão, Faujas de Saint-Fond, Wright,
    Blériot, Santos Dumont, Gago Coutinho, Sacadura Cabral, von Braun, etc.)
  •  da literatura (utopias, sátiras, literatura de viagens, literatura tradicional, etc.)
     do estudo dos media
  •  de outras artes (pintura, música, fotografia, cinema, quadrinhos, etc.)